E aí? Já pensou? Que curso vai escolher? Que faculdade vai cursar?

E claro que estou falando com quem tem baixa renda e estudou todo o segundo grau em escola pública, em particular com bolsa integral ou é professor da rede pública…

Alguns posts atrás eu dei umas dicas que quero reforçar:

  1. Se não visitou ainda, procure visitar as instituições que se propôs a estudar;
  2. Converse com quem estuda lá que você conhece;
  3. Se conhecer algum professor fale com ele também;
  4. Pesquise no MEC a última média no ENADE e a avaliação do MEC para suas instituiçoes escolhidas. A média mínima de uma instituição boa é 3. Se ela for 4 ou 5 o caminho está certo. Abaixo de 3 é catástrofe;
  5. Pense bem em como vai chegar ao trabalho da faculdade se estudar de manhã, como vai chegar na faculdade saindo do trabalho se for estudar à noite e como vai chegar em casa depois de sair da faculdade. Essa logística é importante também, pois se estudar muito longe do trabalho ou de casa vai ter problemas. Procure colocar a faculdade em seu itinerário de forma que economize nas passagens e aproveite os vales transporte que ganha da empresa onde trabalha… Vida de bolsista é difícil!!!
  6. Escolha no mínimo 10 instituições (o dobro do que o PROUNI pede). Faça uma lista com as 10 colocando na ordem a que deseja mais em primeiro e assim sucessivamente em ordem de preferência. Caso alguma instituição a nota de corte seja acima da sua média, troque pela instituição subsequente na sua lista.
  7. Faça a inscrição logo no primeiro dia, não perca tempo.
  8. Fez a inscrição? Observe diariamente e no mínimo umas 4 vezes por dia se a nota de corte mudou. Se mudou siga o plano conforme a dica 6. Se não mudar você elimina em muito suas chances de conseguir…
  9. Como você escolhe 5 você pode ir para qualquer uma delas, então escolha bem.
  10. Assim que sair o resultado reuna todos os documentos em uma pasta e não a perca de vista…
  11. Passou? É só partir pro abraço!!!

Boa sorte a todos!!!

Anúncios